Olá novamente
pessoal, Como estão todos vocês? Espero realmente que todos estejam muito bem.
E então, prontos para a próxima postagem? A segunda postagem comemorativa de reestreia
do blog traz um dos ícones de engenharia daqui de Natal. Vocês devem estar se
perguntando de quem eu estou falando, e é claro que não podia ser diferente, é
ela, a Ponte de Igapó, Também conhecida como Ponte Velha, é a principal ligação
entre a Zona Norte e as outras zonas da cidade, e que por muito tempo também
foi à única. Trago para vocês neste post fotos desta ponte, mostrando belezas
que nos passam despercebido diariamente, além também, de um texto falando sobre
a história e outras informações dessa ponte que é essencial para a mobilidade
de tantos Natalenses. Vamos à postagem então. Espero que gostem. E claro, não se
esqueçam de curtir nossa página no Facebook, facebook.com/novoolharnatal, e nos
seguir no Twitter @NovoOlharNatal.
A Ponte do Potengi Presidente Costa e Silva (mais conhecida como Ponte
de Igapó) é uma ponte pênsil simples sustentada por vãos de ferro e concreto
armado, localizada na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte.
A finalidade da ponte é ligar a Zona Norte de Natal ao restante da cidade,
passando pelo Rio Potengi que corta a cidade.
Foram construídas duas pontes; a
primeira foi construída em 1913, concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de
1916 e era totalmente de ferro e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais
a linha férrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de
Ferro Central, facilitando o transporte entre a Capital e o interior do Rio
Grande do Norte, que até então só era possível transpondo-se o Rio Potengi por
meio de embarcações. Construída durante o governo do Des. Ferreira Chaves,
possuía uma extensão que totalizava 550 metros, com nove vãos de 50 metros e um
de 70.
Devido ao crescimento urbano
da Zona Norte e o alto tráfego de fluxo de carros indo para aquela zona, a
estrutura metálica foi deixada de lado, e ao lado dela, foi construída uma
segunda ponte de concreto com sustentações de concreto e ferro. Essa segunda
ponte foi construída (concluída) em 1970. Em 1988 foi construída pela Ecocil a
terceira ponte, juntando com a segunda, formando uma ponte só, com 606 metros
de extensão e quatro vias, mais uma via férrea. A estrutura metálica foi
comprada por uma empresa privada, porém, devido ao custo-benefício insatisfatório,
algumas partes da estrutura metálica foram deixadas. Hoje, além da nova Ponte
Newton Navarro, a estrutura metálica é um símbolo e cartão postal informal da
Zona Norte. Entretanto, a estrutura de ferro continua abandonada e enferrujada.
A própria ponte também se encontra na mesma situação.
Confira mais fotos dessa ponte tão importante para os Natalenses:
Nenhum comentário:
Postar um comentário