terça-feira, 16 de julho de 2013

A Ponte de Igapó - Principal ligação da Zona Norte com as outras Zonas da Cidade

Olá novamente pessoal, Como estão todos vocês? Espero realmente que todos estejam muito bem. E então, prontos para a próxima postagem? A segunda postagem comemorativa de reestreia do blog traz um dos ícones de engenharia daqui de Natal. Vocês devem estar se perguntando de quem eu estou falando, e é claro que não podia ser diferente, é ela, a Ponte de Igapó, Também conhecida como Ponte Velha, é a principal ligação entre a Zona Norte e as outras zonas da cidade, e que por muito tempo também foi à única. Trago para vocês neste post fotos desta ponte, mostrando belezas que nos passam despercebido diariamente, além também, de um texto falando sobre a história e outras informações dessa ponte que é essencial para a mobilidade de tantos Natalenses. Vamos à postagem então. Espero que gostem. E claro, não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook, facebook.com/novoolharnatal, e nos seguir no Twitter @NovoOlharNatal.


A Ponte do Potengi Presidente Costa e Silva (mais conhecida como Ponte de Igapó) é uma ponte pênsil simples sustentada por vãos de ferro e concreto armado, localizada na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. A finalidade da ponte é ligar a Zona Norte de Natal ao restante da cidade, passando pelo Rio Potengi que corta a cidade.
                Foram construídas duas pontes; a primeira foi construída em 1913, concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de 1916 e era totalmente de ferro e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais a linha férrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o transporte entre a Capital e o interior do Rio Grande do Norte, que até então só era possível transpondo-se o Rio Potengi por meio de embarcações. Construída durante o governo do Des. Ferreira Chaves, possuía uma extensão que totalizava 550 metros, com nove vãos de 50 metros e um de 70.


       Devido ao crescimento urbano da Zona Norte e o alto tráfego de fluxo de carros indo para aquela zona, a estrutura metálica foi deixada de lado, e ao lado dela, foi construída uma segunda ponte de concreto com sustentações de concreto e ferro. Essa segunda ponte foi construída (concluída) em 1970. Em 1988 foi construída pela Ecocil a terceira ponte, juntando com a segunda, formando uma ponte só, com 606 metros de extensão e quatro vias, mais uma via férrea. A estrutura metálica foi comprada por uma empresa privada, porém, devido ao custo-benefício insatisfatório, algumas partes da estrutura metálica foram deixadas. Hoje, além da nova Ponte Newton Navarro, a estrutura metálica é um símbolo e cartão postal informal da Zona Norte. Entretanto, a estrutura de ferro continua abandonada e enferrujada. A própria ponte também se encontra na mesma situação.
Confira mais fotos dessa ponte tão importante para os Natalenses:









Nenhum comentário:

Postar um comentário