domingo, 28 de julho de 2013

Igreja de Nossa Senhora dos Pretos - Este é o ponto turístico de hoje

Olá gente, como vão vocês? Como sempre, espero que esteja tudo ótimo com vocês. Hoje eu trago a postagem semanal do blog. E hoje é sobre a Igreja de Nossa Senhora dos Pretos, que fica localizada no bairro de Cidade Alta, em Natal. Espero que gostem da postagem de hoje, que é bastante especial.
  

Igreja de Nossa Senhora dos Pretos:

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é o segundo templo religioso da Igreja Católica, mais antigo da cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, datando do início do século XVIII. Está localizada na Cidade Alta, mas já próxima à Ribeira. Foi tombada pelo Governo Estadual em 1988, quando foi também restaurada, ganhando novamente suas feições originais. Nela se celebra atualmente a missa segundo a forma extraordinária do rito católico romano, segundo o "Motu Proprio" Summorum Pontificum do Papa Bento XVI.

História

Ao longo do período colonial, a Igreja Católica no Brasil esteve submetida ao governo português. Apesar disto, ela também se voltou aos escravos brasileiros, especialmente em estados como Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que possuíam maior número de negros escravizados, onde se proliferaram irmandades e igrejas consagradas à Nossa Senhora do Rosário, sua protetora. No Rio Grande do Norte, apesar da reduzida população de escravos, o mesmo padrão devocional se repetiu.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi finalizada entre 1713 e 1714, de acordo com o historiador Câmara Cascudo. O mesmo historiador cita a construção de um cruzeiro (tal qual se fazia nos sertões) na frente da igreja.

Fonte do Texto:


Fiquem agora com as fotos. Até a próxima postagem:

Clique nas fotos para amplia-las:





sábado, 20 de julho de 2013

Palácio Felipe Camarão - Primeira postagem dominical do blog

Olá gente, como vão vocês? Como sempre, espero que esteja tudo ótimo com vocês. Hoje eu trago a postagem semanal do blog. Como falei na primeira postagem, e inaugural, do blog, as postagens agora sempre serão feitas no domingo, salve exceção em dias especiais, datas comemorativas, ou datas especiais para a cidade.
E hoje, em especial, trago uma postagem bem interessante para vocês. Hoje eu trago uma postagem sobre o Palácio Felipe Camarão. Ok, mas que palácio é esse? Simples meus queridos leitores. Por aqui ele é mais conhecido como a sede da Prefeitura de Natal. E aí, agora ficou mais fácil de localizar? Se esse prédio falasse hein? Quantas histórias ele poderia nos contar. Esse prédio já foi alvo de várias manifestações no passado (contra a prefeitura, prefeito, e sua forma de legislar), e recentemente também, nessa onda de protestos que vem acontecendo na nossa cidade, e com certeza futuramente também ele vai ser. Por esse motivo, e pela importância histórica dele para a nossa cidade, é que nesse domingo resolvi trazer para vocês a postagem sobre ele. Espero que gostem do resultado.


Palácio Felipe Camarão

O prédio do Palácio Felipe Camarão foi construído no ano de 1922, pelo construtor Miguel Micussi, sendo inaugurado no mesmo ano no dia 7 de setembro, marcando o Centenário da Independência do Brasil, na administração do governador Antônio José de Melo e Souza (1920-1924) e do intendente municipal Teodósio Paiva. Antes, havia no local um casarão de linhas coloniais onde funcionava a Presidência da Intendência Municipal.
A sede da Prefeitura recebeu o nome de “Palácio Felipe Camarão” através da Lei 359/A, de 1955, em homenagem ao índio Poti, que era o chefe dos Potiguares, tribo que habitava as margens do Rio Potengi.
O índio Poti nasceu na aldeia de Vila Velha, em Igapó, e em 1612 foi catequizado e batizado juntamente com a sua esposa Clara Camarão passando a chamar-se Antônio Felipe Camarão. O primeiro nome, em homenagem ao santo do dia; o segundo, ao rei de Portugal; e o terceiro, representa a tradução da palavra indígena Poti.
Felipe Camarão se destacou nas lutas para expulsão dos invasores holandeses na capitania de Pernambuco. Por conta de sua bravura, o rei de Portugal, em 16 de maio de 1633, concedeu-lhe um brasão de armas e nomeou-o capitão mor de todos os índios do Brasil, passando, a partir daí, usar a palavra Dom, antes do nome, como indicativo de nobreza. Recebeu ainda a comenda dos Moinhos de Soure, do mesmo rei de Portugal. Dom Antônio Felipe Camarão morreu no ano de 1648, em Várzea, nos arrebaldes de Recife, PE.

Fonte:https://www.natal.rn.gov.br/natal/ctd-670.html

terça-feira, 16 de julho de 2013

Assembléia Legislativa do RN - Quarta e Ultima Postagem em Comemoração a Reestréia do Blog

E então pessoal, tudo bem com vocês? E a noite chegou em Natal, e com ela a ultima postagem comemorativa pela reestreia do blog. Nesta postagem eu trago para vocês informações sobre a Assembléia Legislativa. Espero que gostem do resultado. E claro, não se esqueçam de curtir nossa página no face, facebook.com/novoolharnatal, e de seguir-nos no twitter, @NovoOlharNatal.


Assembleia Legislativa

No Brasil, a Assembleia Legislativa de uma unidade federativa (estado) é o órgão de representação do Poder Legislativo dos estados através dos deputados estaduais.
É do formato unicameral e é composta por deputados (estaduais) eleitos a cada quatro anos em voto direto e secreto pelo método D'Hondt e o número de "cadeiras" é de acordo com a número de habitantes de cada estado.
Compete a Assembleia Legislativa: dar posse ao governador e vice-governador, bem como julgar as contas e crimes de responsabilidade do executivo estadual, solicitar intervenção federal para garantir o cumprimento das constituições (federal e estadual), votar projetos de lei vindos do governador e de qualquer deputado, nomear e demitir seus funcionários.

Assembleia Legislativa do RN

Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte é o órgão de representação do Poder Legislativo no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
Fundada em 2 de fevereiro de 1835, é integrada por 24 deputados estaduais. Em 2011 iniciou sua 60ª legislatura. Atualmente localiza-se na Praça 7 de setembro no bairro Cidade Alta, em Natal.

O Solar Bela Vista - Terceira postagem comemorativa de reestreia do blog

E então pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim. Bom, agora venho com a terceira postagem comemorativa do blog. Esta é sobre o Sola Bela Vista. Espero que gostem.


O Solar Bela Vista é um palacete residencial localizado em Natal, Rio Grande do Norte e que foi construído em 1907, em estilo neoclássico, pelo então coronel Aureliano Medeiros — um dos homens mais ricos do estado na época. O prédio tem acabamento com materiais vindos da Bélgica, França e Alemanha, e acabou sendo uma espécie de "Taj Mahal".
                Tombado pelo Patrimônio Histórico, o lugar já foi um hotel luxuoso para poucos (décadas de 50 e 60 principalmente) privilegiados. Seu salão de festas foi testemunha de grandes festas desde a Segunda Guerra Mundial, quando a cidade foi base militar norte-americana.
                Atualmente é administrado pelo SESI/RN, funciona como centro cultural e também abriga a Agência Cultural Sesi/Sebrae. Tem auditório para palestras, espaço para exposições e em suas salas são administradas aulas de música, artes plásticas e oficinas de artesanato.

Fonte do Texto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Solar_Bela_Vista

A Ponte de Igapó - Principal ligação da Zona Norte com as outras Zonas da Cidade

Olá novamente pessoal, Como estão todos vocês? Espero realmente que todos estejam muito bem. E então, prontos para a próxima postagem? A segunda postagem comemorativa de reestreia do blog traz um dos ícones de engenharia daqui de Natal. Vocês devem estar se perguntando de quem eu estou falando, e é claro que não podia ser diferente, é ela, a Ponte de Igapó, Também conhecida como Ponte Velha, é a principal ligação entre a Zona Norte e as outras zonas da cidade, e que por muito tempo também foi à única. Trago para vocês neste post fotos desta ponte, mostrando belezas que nos passam despercebido diariamente, além também, de um texto falando sobre a história e outras informações dessa ponte que é essencial para a mobilidade de tantos Natalenses. Vamos à postagem então. Espero que gostem. E claro, não se esqueçam de curtir nossa página no Facebook, facebook.com/novoolharnatal, e nos seguir no Twitter @NovoOlharNatal.


A Ponte do Potengi Presidente Costa e Silva (mais conhecida como Ponte de Igapó) é uma ponte pênsil simples sustentada por vãos de ferro e concreto armado, localizada na cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. A finalidade da ponte é ligar a Zona Norte de Natal ao restante da cidade, passando pelo Rio Potengi que corta a cidade.
                Foram construídas duas pontes; a primeira foi construída em 1913, concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de 1916 e era totalmente de ferro e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais a linha férrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o transporte entre a Capital e o interior do Rio Grande do Norte, que até então só era possível transpondo-se o Rio Potengi por meio de embarcações. Construída durante o governo do Des. Ferreira Chaves, possuía uma extensão que totalizava 550 metros, com nove vãos de 50 metros e um de 70.


       Devido ao crescimento urbano da Zona Norte e o alto tráfego de fluxo de carros indo para aquela zona, a estrutura metálica foi deixada de lado, e ao lado dela, foi construída uma segunda ponte de concreto com sustentações de concreto e ferro. Essa segunda ponte foi construída (concluída) em 1970. Em 1988 foi construída pela Ecocil a terceira ponte, juntando com a segunda, formando uma ponte só, com 606 metros de extensão e quatro vias, mais uma via férrea. A estrutura metálica foi comprada por uma empresa privada, porém, devido ao custo-benefício insatisfatório, algumas partes da estrutura metálica foram deixadas. Hoje, além da nova Ponte Newton Navarro, a estrutura metálica é um símbolo e cartão postal informal da Zona Norte. Entretanto, a estrutura de ferro continua abandonada e enferrujada. A própria ponte também se encontra na mesma situação.
Confira mais fotos dessa ponte tão importante para os Natalenses:









Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Antiga Catedral de Natal

E então pessoal, como vão vocês? Espero que bem. Como primeira postagem oficial do blog, trago para vocês uma foto tirada no bairro de Cidade Alta da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, ou como é mais conhecida, A Antiga Catedral Metropolitana de Natal. Ela tem mais de 150 anos de história, e é com ela que começo oficialmente esse blog. Como sempre fazia no outro blog, além da fotografia trago sempre um texto explicando sobre o local fotografado, a história, e informações gerais do local. Espero que gostem. E não se esqueçam de seguir-nos no Twitter, @NovoOlharNatal, e curtir a nossa página no Facebook através do link https://www.facebook.com/novoolharnatal, para ficarem sempre atentos e não perder nenhuma novidade do blog. Um abraço a todos.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação 
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, conhecida por ser a antiga catedral de Natal, foi o primeiro templo que se construiu na cidade, tendo sua construção iniciada por ocasião da sua fundação em 1599, quando foi celebrada a primeira missa no mesmo ano. Constituída inicialmente apenas da Capela Mor, passou por sucessivas ampliações sendo concluída em 1862, quando da edificação de sua torre.
Câmara Cascudo assim descreve a origem da matriz: “a capelinha, de barro socado e coberta de palha, ramos secos entrançados.” (nesse tempo não havia coqueiros, que foram introduzidos mais tarde pelos jesuítas) Teria apenas uma entrada, sem sino nem aparato. Em 1614 não possuía ainda portas. Em 1619 estava pronta. Os holandeses tomaram a cidade em dezembro de 1633. Dia 18 de dezembro daquele ano, um domingo, o pastor luterano Johannes, fez sua pregação no recinto católico, erguido pelas mãos portuguesas. E tornou-o templo de doutrina luterana. Até fevereiro de 1654, quando os flamengos foram expulsos, não há notícia maior da humilde casa de orações. Em sua derrota, os batavos, não podendo abater os insurgentes, vingaram-se destruindo o que podiam. A capelinha foi abaixo, bestialmente.”
Em 1672 o Padre Leonardo Tavares de Melo inicia a reconstrução da igreja que fica pronta apenas em 1694; até hoje, na soleira da porta principal, há uma pedra gravada com esta data.  Em 1862 a torre foi construída, em 1871 ganhou piso novo, em 1874 veio um sino pequeno que às 21h dava o toque de recolher. A partir do final do século XIX sofreu modificações e acréscimos na sua arquitetura original, adquirindo feições neoclássicas. Em 1995 passou por uma cuidadosa restauração que lhe devolveu as características coloniais. Por ocasião dessa restauração foram encontradas pinturas do século XVII, encobertas por 17 camadas de tinta.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação:

Está localizada no outeiro do sítio onde Jerônimo de Albuquerque Maranhão implantou a cidade, na antiga Rua Grande, dos primórdios de Natal, hoje a atual Praça André de Albuquerque. Por sua importância histórica o templo é tombado pelo Governo do Estado e pertence à Arquidiocese de Natal, um monumento que o RN se orgulha de possuir.
A Antiga Catedral de Natal é um templo dedicado a Nossa Senhora da Apresentação denominação dada a Nossa Senhora do Rosário na cidade de Natal. Recebeu esse nome por ter sido encontrada nas águas do Rio Potengi no dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém. Vale ressaltar que Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde a introdução do Cristianismo na sociedade Natalense, antes mesmo da aparição da imagem no rio.


Fonte: http://papjerimum.blogspot.com.br/2011/05/catedrais-de-natal.html

A Postagem de Estréia... Não deixem de ler, aqui está todas as novidades do blog...


Caros Leitores, que felicidade poder voltar a partir de hoje com o blog. Sei que infelizmente acabei deixando o outro blog de lado, e desde já peço desculpas por isso, mas como explicação inicial, digo-vos que foi por motivo de força maior. Comecei a trabalhar e este me tirou todo o tempo. Mas a partir de hoje, estou voltando com um blog totalmente novo, com novas ideias, novo design, e podem ter certeza, bem mais planejado, organizado e estruturado. Já adianto a vocês que muitas novidades vão aparecer ao longo do tempo. Adianto também que as postagens agora serão semanais, mas precisamente todo Domingo, mas isso não me impede de fazer uma surpresa a vocês e trazer uma postagem especial no meio da semana, ou em datas significativas e especiais para a nossa cidade. Como falei, ao longo do tempo muitas novidades vão aparecer, mas isso não significa que o blog já não tenha novidades para sua reestreia. Temos agora um pagina no Facebook, para curtir basta acessar o endereço https://www.facebook.com/novoolharnatal, e também agora temos Twitter que é o @NovoOlharNatal. Curta nossa página e siga-nos no Twitter para não perder nenhuma novidade e acessar conteúdos exclusivos do nosso blog. Outra coisa que foi implementada foi um fale conosco. Qualquer sugestão de local que você quer ver fotografias no blog, qualquer dúvida, crítica ou reclamação basta entrar em contato conosco pelo e-mail sammyr.umnovolharsobrenatal@hotmail.com, todos os e-mails vão ser respondidos, Essa garantia eu posso dar. E então? Gostaram das novidades? Espero que sim.

Sem mais delongas, a partir desse momento, declaro reaberto o blog Um Novo Olhar Sobre Natal. Aos nosso leitores, Sejam muito bem vindos e voltem sempre.